Espetáculos
Maria Eugênia
25th ago 2010Posted in: Espetáculos 0
Maria Eugênia

Espetáculo infantil premiado da Compania do Gesto, Maria Eugênia recebeu o prêmio Zilka Sallaberry de Melhor Ator (Ademir de Souza) em 2008/9 e outras quatro indicações nas categorias principais (melhor espetáculo, melhor direção para Luís Igreja; melhor atriz para Tania Gollnick e melhor música para Antonio Paoli). É um dos poucos espetáculos infantis do Rio de Janeiro [...] a reunir a chancela de qualidade do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ, e o selo de Espetáculo Recomendado do Centro de Estudos e Pesquisa de Teatro Infantil – CEPETIN.

Em cena, a dupla Tróty e Furingo (Ademir Souza e Tania Gollnick) usam a liberdade propiciada pelo palhaço para exibir a vida urbana em seu estado marginal e lírico, encarnando dois moradores de rua, amigos inseparáveis, que reinventam todos os dias a sua rotina a partir de objetos encontrados no lixo.

Sem texto – o que não exclui a palavra por completo ou mesmo a utilização de sons por parte dos atores – o espetáculo tem forte apelo visual, como em criações anteriores da Companhia, e está centrado no trabalho do ator como ferramenta para despertar o imaginário infantil.

Assim como nos filmes mudos, a trilha sonora é um elemento da encenação, pontuando situações, comentando, criando sensações diversas, com sonoplastia executada ao vivo por um músico/sonoplasta que fez parte de todo o processo de criação.

Os arquétipo do palhaço vagabundo, como o doce Carlitos, é referência no trato da dramaturgia e na construção do espetáculo.

Maria Eugênia trata do que há de mais delicado na relação humana: a capacidade de amar que une os dois companheiros vagabundos, inseparáveis em sua rotina, imprevisíveis na (re)criação de seu próprio mundo.

Ficha Técnica

Direção: Luís Igreja Roteiro: Ademir de Souza e Tania Gollnick Elenco: Ademir de Souza e Tania Gollnick Iluminação: Luís Igreja Trilha Original e sonoplastia: Antonio Paoli Figurino: Companhia do Gesto Maquiagem e caracterização: Ademir de Souza e Tania Gollnick Objetos e Adereços: Ademir de Souza.

Fotos

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

Comments are closed.