Blog
Nova oficina com inscrições abertas.
2nd fev 2011Posted in: Blog 0
Nova oficina com inscrições abertas.
Olhar sobre a Cena – Prática de observação da cena e produção de textos começa dia 14 de março,  sempre às segundas-feiras,  na sala de estudos do CBTIJ (Largo do Machado), às 16h.

SERVIÇO:

Olhar sobre a Cena

Quando: De 14 de março a 4 de abril de 2011, aulas às segundas-feiras, das 15h30 às 17h30 e ida ao teatro direcionada nos fins de semana.

Local: Sala de estudos e ensaios do CBTIJ (Rua do Catete, 338, sobreloja. Ao lado do metrô Largo do Machado)

Valor: R$160,00 (10% de desconto para ex-alunos dos cursos da Companhia ou no pagamento integral até 11 de março)

Forma de pagamento:

Parcela única até 11 de março com 10% de desconto

Ou   2 parcelas: R$ 80,00 na inscrição (depósito bancário), até 11 de março e cheque-pré para 31 de março.

Inscrições e informações: oficinas@companhiadogesto.com.br

SOBRE O CURSO

Direcionada aos espectadores  (e fazedores) apaixonados do teatro, com ou sem pretensão da escrita crítica, o curso oferece ferramentas e referências para a observação leitura, vivência e aprendizado da cena.

Ministrado pela atriz, produtora, assistente de direção e oficinas Ana Carina, que reúne aos 10 anos de atuação dentro e fora da cena na Companhia do Gesto a sua formação em literatura e jornalismo, e a experiência na atuação  jornalística especializada na área de cultura  e artes (cênicas e literárias).

A partir da observação direcionada de espetáculos teatrais adultos e infantis que estejam em cartaz no Rio de Janeiro em Março de 2011, as aulas promoverão o livre pensamento, o debate e a estruturação do pensamento crítico-poético dos alunos sobre o fazer teatral e a construção da cena com todos os seus elementos.

A produção do texto sobre o que se vê  e vivencia é, aqui, exercício de sensibilidade e criatividade, no qual o espetáculo assistido pode ser revisitado, absorvido em nuances e referências, recriado na palavra para que a comunicação com o público se amplie  para além da sala de espetáculo, num novo gesto de permanência artística.

“Olhar sobre a Cena” propõe a vivência do olhar e da sensibilidade   para atores, diretores, estudantes de artes cênicas, de comunicação, letras e demais espectadores interessados em exercitar  uma nova forma de percepção do teatro.

Os melhores textos produzidos pelo alunos poderão publicados na revista eletrônica de arte  Aguarrás (ISSN 1980-7767) ou no site do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude - CBTIJ

As inscrições podem ser feitas pelo email oficinas@companhiadogesto.com.br.

CONTEÚDO PROGRAMADO:

1. Com quantas partes se faz um espetáculo? Estrutura cênica, direcionamento e sensibilidade do olhar.

2. Referências teóricas e técnicas. Pesquisa antes da observação ou olhar “limpo”.

3. O texto: revisitando a cena, utilizando o imaginário criativo.

4. Noções de estruturação do texto.

5. O que escrever? Impressões ou informações? A opinião fundamentada pode ser livre.

6. Isso aqui não é resenha.Qual a função do texto crítico?

SOBRE A OFICINEIRA:

Ana Carina é atriz, produtora, assistente de direção e de oficinas da Companhia do Gesto desde 2001, onde tem atuado dentro e fora da cena, fazendo acompanhamento de espetáculos em temporadas e turnês do grupo e exercitando o olhar externo da cena em processos de criação e  pedagógicos, nos espetáculos e cursos do grupo. Formada em  jornalismo (Universidade  Federal do Pará) e mestre em literatura brasileira pela UFRJ, tem larga experiência como repórter especializada em teatro, dança e literatura  e crítica para jornais, revistas e internet e como professora de jornalismo; e atualmente colabora com a revista de arte eletrônica Aguarrás na editoria de teatro.

Leave a Reply






6 + um =