Sobre a Companhia

A Companhia do Gesto (RJ) investe na pesquisa do teatro gestual, de linguagens não habituais na cena para a renovação e construção de uma comunicação ao mesmo tempo brasileira e universal.

Uma das principais companhias profissionais do Rio de Janeiro, pioneira na pesquisa da linguagem do Teatro Gestual no Brasil.

A busca de uma linguagem universal, mas que não perdesse o contato com o que nos caracteriza como brasileiros, tem feito com que o núcleo de criação e produção da Companhia do Gesto, cada vez mais, absorva e transforme “antropofagicamente” novos caminhos, linguagens e técnicas.

Quem Somos

Ademir de Souza

Ademir de SouzaPreparador corporal, produtor e ator formado pela Escola de Arte Dramática da USP (EAD). Participou de várias montagens da Companhia do Gesto, entre elas “Os Clowns” (1986), “Macbeth, a tragédia da ambição”(1993), “Maria Eugênia”, pelo qual recebeu o prêmio Zilka Sallaberry de melhor ator em 2008, e “A Margem” (2006). Também dedicado à linguagem do palhaço e ao trabalho em hospi­tais, integrou o grupo Doutores Palhaços. Desenvolve o treinamento de Kung Fu para atores e de intervenções de palhaços em espaços não convencionais.

Ana Carina

Atriz, diretora de produção e assistente de oficinas, está na Companhia do Gesto desde 2001. Participa das montagens de “A Me­nor Máscara do Mundo” e “Cláun! Palhaços Mudos”, como atriz e produtora, e de “A Margem”, como produtora e assistente de direção. É também jornalista e mestre em Literatura Brasileira, pela UFRJ.

Luís Igreja

Diretor geral, ator, iluminador e oficineiro. Integra a Compa­nhia do Gesto há 18 anos, tendo participado como ator das principais montagens (“As Máscaras”, “O Baile”, “Macbeth – A tragédia da ambição”, “Cláun! Palhaços Mudos”, entre outras) e fez assistência de oficinas e de direção ao lado de Dácio Lima. Assume a direção do grupo em 2001, dirigindo “A Menor Máscara do Mundo”, “Cláun! Palhaços Mudos”, “Ópera Bufa” (curta-metragem), “Maria Eugênia” e “A Margem”. Investiga a lin­guagem gestual e do palhaço. Formado em Ci­nema pela Universidade Estácio de Sá e em Dança pelo Centro de Estudo do Movimento – Angel Vianna.

Tania Gollnick

Atriz, formada em Artes Cênicas pela Uni­versidade de Blumenau (FURB), integra a Companhia do Gesto desde 2001. Compõe os elencos das montagens “A Menor Máscara do Mundo”, “Cláun! Palhaços Mudos”, “Ópera Bufa”, “Maria Eugênia” e “A Margem”, dedicando-se a pesquisa sobre o palhaço e a comicidade e à confecção de máscaras. Têm explorado a linguagem do cinema e é vocalista da banda performática A Shame.